O BOM DO FIM DE UMA PESCARIA É QUE JÁ ESTAMOS INICIANDO OS PREPARATIVOS PARA A PRÓXIMA.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pesca de Tilápia no Inverno

É possível fisgar bons peixes em pesqueiros nos dias de muito frio, porém algumas espécies como os pacus, dourados, pintados e outros peixes que se alimentam muito mais no verão ficam muito lentos, se movimentam pouco e comem menos nestas épocas. 
Os peixes ficam manhosos e muito lento. Uma boa opção está na pesca da manhosa tilápia, utilizando uma técnica simples, sem boia e sem chumbo. Só com o anzol e a isca na ponta da linha.



Equipamentos
Para este tipo de pesca podem ser utilizados diversos equipamentos, como molinetes, carretilhas, varas de mão, ou até varas de bambu. O Ideal é utilizar um equipamento leve para sentir melhor a fisgada. É recomendado a utilização de uma vara de ação leve comum e molinete proporcional. Pode se utilizar carretilhas, mas no caso de iscas muito leves o molinete é melhor.

Linha
Para arremessar temos somente o peso da isca, portanto devemos ter uma linha bem fina para fazer um bom arremesso. Recomenda se linhas (de preferência de monofilamento) em cores vivas de 0,14mm até 0,18mm, dependendo do tamanho do peixe que se encontra no local.

Anzol
Normalmente é usado um anzol com mola tipo marusseigo, pois esses modelos fixam melhor a massa e evitam que ela se solte no arremesso. Deve se utilizar um anzol pequeno nos números 12 a 16.

Descanso de Vara
Para a pesca de espera é aconselhável que se utilize apoiador de vara, pois fica mais fácil sentir a fisgada. Nunca esqueça de um bom salva vara (aquele elástico que amarra a vara ao apoiador), pois as vezes entra um peixe maior e você pode perder o equipamento.

Ceva
As tilápias gostam de se alimentar no fundo do lago e permanecer nas imediações onde a comida estiver, portanto uma boa ceva se faz necessário. Aqui você poderá usar a ceva de sua preferência.

Pescaria


Depois de montado o equipamento, use uma massa de sua preferência, ou compre em lojas ou pesqueiros, existem diversas marcas e todas costumam ser muito boas. Não utilize uma massa muito dura, se as tilápias encontrarem resistência, elas não comem a isca. 

Lançe o anzol na água e coloque a vara no apoiador. Após o arremesso podemos deixar a vara no descanso. Uma dica importante é nunca esticar muito a linha. Ela deve ficar com uma “barriga” para o peixe não sentir resistência alguma quando carregar a isca.
 
Tenha paciência e concentração, você deve ficar observando atentamente a ponta da vara, quando perceber um minimo movimento significa que o peixe esta beliscando sua isca. De forma rápida e firme puxe a vara para cima para tentar a fisgada.
 
Nunca fique com a mão na vara, pois o peixe ira perceber e se afastar, quando for colocar a mão no equipamento o faça para tentar a fisgada, puxando-o com força, e sempre mantenha a vara no apoio de forma horizontal com a ponta próxima à água.

A pesca da tilápia requer uma atenção redobrada, pois é um peixe muito arisco e manhoso, por isso é aconselhável manter o máximo de silêncio à beira do lago, evitando as passadas pesadas ou mesmo falar muito alto.

Seguindo estas poucas dicas vai que você consegue pegar uma tilápia de bom tamanho em pleno inverno.

7 comentários:

  1. eu peguei ulgumas tilápias de 2k na represa de Nazaré Paulista , em pleno inverno pescandoo com massa de milho verde e erva docê.

    João Godoy

    ResponderExcluir
  2. Eu costumo pescar no rio verde,em campo largo e a pesçaria é sempre produtiva,12 a 20 tilapias,todas d kilõ em diante

    ResponderExcluir
  3. no capivari tambem pega muito bem no inverno,pega bastante gripe e resfriado

    ResponderExcluir
  4. NO INVERNO SÓ PEGA MESMO É GRIPE E RESFRIADO, PEGAR TILAPIA NESSA EPOCA SO MESMO EM PESGUE E PAGUE NO INVERNO.
    TILAPIA NO INVERNO SO ACREDITO VENDO!
    ABRACOS A TODOS OS PESCADORES DE TILAPIA

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito sim,pois ja peguei muita tilapia no frio e inverno de bater o queixo,isso a uns anos a traz na represa guarapiranga,hj nao mais redeiros e tarrafeiros destruirao tudo

    ResponderExcluir
  6. Pegar tilápia no inverno? eu não estou conseguindo nem no verão!

    ResponderExcluir