PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Chuveirinho para Carpa Cabeçuda

Em um Post passado, falei sobre como montar o equipamento para pescar a Carpa Cabeçuda, hoje vou falar sobre o chuveirinho utilizado nesta pescaria e como colocar a massa no chuveirinho.


Fruto da observação de pescadores, o chuveirinho foi desenvolvido para espécies de peixes que não alimentam-se da forma convencional, mas sim através da absorção de partículas que encontram-se na água.



A espécie mais conhecida capturada com esse equipamento é a carpa cabeçuda, que normalmente são os maiores peixes que habitam os pesqueiros.


Preparando o chuveirinho

Com a massa pronta e no "ponto", vamos preparar nosso chuveirinho para iniciar a pescaria. 
Vale citar que para esse tipo de pescaria, o "ponto" da massa é obtido deixando-se a massa esfarelenta. Dessa forma ela irá desprender pequenas partículas que irão cevar o local envolta ao chuveirinho.
Antes de atar a bóia a linha de seu molinete, ponha na linha um chumbo de aproximadamente 20 gramas, e deixe-o solto na linha. Este servirá como "poita", não permitindo que a bóia se movimente na lagoa. 
Colocado o chumbo, ate a linha do molinete ao girador triplo da bóia, e monte o restante do conjunto, unindo a extensão de aço à bóia e ao chuveirinho



Vasculhando outros sites sobre pesca, encontrei no site pescaeturismo.com.br algumas fotos que compartilho com vocês, onde mostram muito bem como é colocado a massa no chuveirinho.

Abasteça o chuveirinho com uma porção de massa, de forma que a mola fique coberta de massa. 


Tome cuidado ao efetuar essa operação pois os anzóis são muitos e afiados. 


Tendo a mola coberta com massa, posicione os anzóis entre a massa sobre a mola, espalhando-os e procurando manter suas pontas para fora. 


Uma vez posicionados os anzóis, acrescente mais uma quantia de massa até tampar todas as pontas dos anzóis.


Note que nos chuveirinhos existem anzóis que tem sua linha mais comprida que os demais. Estes anzóis não devem ser colocados em meio à massa, eles devem ficar livres para pegar o peixe "na corrida", caso os outros anzóis não fisguem direito.


Pronto, a massa já esta no chuveirinho pronta pra ser jogada na água.

 
Iniciando a pescaria

Depois de todo esse "trabalho" na montagem e preparação do equipamento, finalmente chegamos a parte boa, a pescaria.
Principalmente em pesqueiros que tenham muitos pescadores ao redor dos lagos, as carpas, por serem peixes assustados, normalmente permanecem distantes das margens. Dessa forma, escolha um local e prepare um arremesso longo. Procure tomar cuidado ao efetuar o arremesso para não partir a sua vara. Leve em considerção que você tem uma isca de muito volume e peso na ponta da linha. Dessa forma, faça o arremesso, utilizando movimentos suaves e não muito rápidos, imprimindo apenas a força necessária para colocar a isca distante da margem.
Coloque a vara no suporte e pronto. Agora é só aguardar a boa vontade das cabeçudas.

Em um próximo Post irei falar de como preparar a massa para a pesca das Carpas Cabeçudas.




Um comentário: