PESCAR SEMPRE, PEGAR O PEIXE TALVEZ E DESISTIR JAMAIS.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Dicas para pescar Traíra

As traíras são encontradas em todas as regiões do território nacional, habitando diversos tipos de mananciais. 
O que torna a sua pesca ainda mais interessante é o comportamento do animal, que é territorialista e gosta de ficar em áreas sombreadas.



Abaixo vou listar algumas dicas para pescar este peixe

1 –  Para uma boa pescaria de Traíra verifique antes a temperatura da água. Use iscas de superfície para água quente e iscas de meia água ou fundo para água fria ou dia de muito vento.

2 –  Use iscas que façam barulho como JumppingMinow, Hélice e Popper ou iscas que produzam bastante vibração do tipo Spinner, SpinnerBait ou Rattlin ,isso irá "irritá-la" e fazer com que ela ataque com mais facilidade.

3  – Trabalhe a isca lentamente, pois a Traíra é um peixe mais lento, principalmente em dias frios.

4 – Se possível arremesse a isca paralelo com a margem. Dê repetidos arremessos em lugares promissores, pois ela nem sempre ataca no primeiro arremesso.



5 –  No caso de usar iscas com um único anzol grande, tal como o SpinnerBait ou Colher, amasse a farpa do anzol, pois devido a boca da Traíra ser dura o anzol acaba quase sempre fisgando na região do olho da Traíra, de dentro para fora, por ser a parte mais mole da boca da Traíra, e isso dificultará muito a retirada do anzol sem prejudicar ou até matar o peixe.

6 –  Nos lagos de hidrelétricas não dispense os locais onde a água tem velocidade, pois as traíras adoram ficar neles. Desembocadura de córregos e ribeirões são pontos estratégicos. 

7 –   Para as iscas soft (minhocas, salamandras etc) user um empate de aço flexível de 10 lb e aproximadamente 12 cm de comprimento para a linha não arrebentar. É possível capturá-las sem arame também, mas há o risco de arrebentar a linha. Usar anzóis maiores, como 4/0 e 5/0, facilita na hora de ferrar as traíras de grande porte.



8 – Nos spinnerbaits e buzzbaits, além de usar os grubs como trailers, procure utilizar os que dêem contraste com a cor da saia da isca. Amarre com linha de multifilamento e cole o local onde a linha é presa para tornar a isca um pouco mais resistente. 

9  –   Quando o anzol ficar bem preso na boca do peixe use o alicate de contenção e outro de bico para extraí-lo. No momento da retirada do anzol jamais tire a atenção dos dentes, ficando atento com as reações deste peixe. Por incrível que pareça um pequeno desvio de olhar ou um pequeno aliviar de pressão nos dedos quando estiver segurando-o é o bastante para que este peixe se contorça, podendo causar sérios acidentes com os anzóis ou as garatéias. 



10  –  Fatias de peixe devem ser fixadas de maneira que a ponta do anzol fique livre para uma melhor fisgada.

11 –  Altere a velocidade de recolhimento de sua artificial. Em dias mais frios ou muito quentes, as traíras são mais lentas. Enquanto em dias nublados com uma temperatura agradável elas atacam mais rápido. Já nos dias em que a traíra somente acompanha a isca use uma minhoca no sistema weightless (sem peso). A mudança é fatal, principalmente as com cores cítricas. 



12 – Os anzóis e split rings (argolas) dos plugs devem ser reforçados, caso contrário, quando pegar um grande exemplar, ele poderá abrir ou literalmente virar um oito. 

13 –   Caso pretenda levar algum peixe para comer, evite pescar em baías sem ligações com águas correntes ou aquelas com água parada e quente. A probabilidade de existirem vermes na carne é quase certa. 

3 comentários: